Postagens

O Professor deve despertar um pensamento crítico em seus alunos.

Imagem
  Fonte:https://www.divino.com.br/blog/ensino-fundamental/a-seguranca-na-relacao-entre-professor-e-aluno A prática docente crítica nasce através do pensar certo, que envolve as práticas dinâmicas e dialéticas. Em outras palavras, o pensar certo não se caracteriza em conhecimento já formulado ou pré-estabelecido e sim baseado num senso crítico antissistêmico. O aprendiz de educador deve está em constante reflexão sobre suas práticas, de forma que através de suas experiências, adquira pensamentos críticos de docência. É necessário que o professor estimule um pensamento analítico em seus alunos através de suas aulas, criando debates entre os alunos para que eles externem suas opiniões acerca de tal assunto. Uma aula em que o professor somente derrame assunto sem que produza uma problematização nas mentes dos seus alunos, de nada valera, pois se não despertarmos nos alunos um senso crítico analítico produtivo, não estaremos fazendo nosso papel de professor.  

A evolução da tecnologia e a transformação do conhecimento.

Imagem
Fonte: dominiosistemas.com.br/blog/sociedade-5-0-usa-a-tecnologia-da-industria-4-0-a-favor-da-vida-moderna/           É notório que a tecnologia vem evoluindo dia após dia e nessa mesma velocidade o conhecimento vem evoluindo. Se analisarmos os primeiros computadores  produzidos e compararmos com os aparelhos que existem no mercado, perceberemos que a modernização e a transformação são bastante significativas.           Hoje podemos processar dados em smartphones com mais rapidez do que em computadores de 20 anos atrás que eram considerados os mais potentes para aquela época. O conhecimento vai evoluindo e se transformando,  renovam-se e tornando-se obsoletos.         Hoje em dia o ciclo de renovação dos conhecimentos é de 3 a 10 anos. Há 25 anos quando um jovem aprendia uma profissão, a maior parte do que ele aprendia ainda era válido no final de sua carreira profissional e podia transmitir todo o conhecimento que possuía, hoje com toda essa evolução da tecnologia, como do conheciment

A transformação da cultura do conhecimento através da tecnologia.

Imagem
Fonte:uniredacaojornalistica.wordpress.com/2018/10/04/a-influencia-da-cibercultura-na-sociedade/           No decorrer das aulas um dos assuntos que mais achei interessante foi a cibercultura. Isso acontece, por conta da relação do ser humano com a tecnologia que vem sendo inserida na sociedade com mais frequência. De modo que, possibilite não só o acesso às informações mas também é um palco para inserir informações.           Antigamente o local de informações era conhecido como ágora e hoje essas plataforma são virtuais e possibilita que qualquer pessoa poste sobre qualquer informação. Nessa óptica, é importante que antes de realizar buscas sobre quaisquer assunto é necessário observar as fontes de informações se são realmente confiáveis. Pois, por mais que hoje em dia tenhamos uma facilidade maior para realizar postagens isso, acaba gerando também as fakes news.           Destarte, a cibercultura pode nos levar a um universo de conhecimento, em que podemos selecionar e escolher tud

Transição do ensino médio para o ensino superior

Imagem
  Fonte:vestibular.mundoeducacao.uol.com.br/dicas/como-se-adaptar-ao-ensino-superior.htm           É fato que ao adentrar no ensino superior, os  estudantes passam por uma grande transição interna, devido a mudança do ensino médio ao ensino superior, onde as rupturas acontecem de forma impactante. Todas as mudanças pedagógicas e estruturais que a  princípio causam um certo estranhamento, ocasiona no  estudante inseguranças em relação ao seu aprendizado, gera  dúvidas da sua capacidade de aprendizagem.            O ingresso em uma instituição de ensino superior gera vários sentimentos por ser um ambiente novo e situações diferentes do ensino médio. E este é um período crucial para o aluno, onde ele se depara com os seus medos diante das mudanças. Muitos estudantes não sabem lidar com algumas situações e acabam acontecendo a evasão acadêmica.           Dessa maneira, os alunos que persistiram na instituição apropriam-se de toda logística, questão estrutural e pedagógica, familiarizando c

A necessária reforma das universidades brasileiras.

Imagem
   Fonte: amazon.com.br/Universidade-Brasileira-Reforma-ou-Revolu%C3%A7%C3%A3o/dp/6599041469   O ensino superior brasileiro está obsoleto. É necessário realizar uma reforma em todos os níveis de ensino, desde o nível fundamental  ao nível superior. Devemos destacar que um excelente ensino é aquele que se reformula de acordo com as mudanças na sociedade, decorrente do vasto avanço da tecnologia. Com a forte crescente dos jovens em busca do acesso às instituições de ensino superior, é necessário que o sistema de ensino superior busque preparar-se para atender tal demanda. A proposta dessa reforma atenderá não só a incapacidade do nosso sistema de ensino superior de oferecer uma educação de qualidade para a forte crescente procura dos jovens ao ingresso ao ensino superior como a formação de profissionais de nível superior preparados para o mundo contemporâneo. A proposta da reforma das universidades é baseadas em ciclos básicos que estimulará ao estudante a ter um bom desempenho nos ciclo